CoronavírusRegiãoSaúde e CiênciaTecnologia
Destaque

Vacinômetro da Prefeitura de Estrela Dalva mostra detalhes de como está a vacinação no município

A maioria das pessoas querem saber como está a vacinação no seu município, mas nem todas as cidades oferecem estas informações ao público, ou oferecem apenas de forma simplificada, com poucos dados como número de pessoas vacinadas e quantidade de doses recebidas.

No entanto a Prefeitura da pequena cidade de Estrela Dalva em Minas Gerais destaca-se pela forma como vem disponibilizando estas informações à sua população. Desde o dia 22 de janeiro que qualquer cidadão tem acesso a uma página do site da prefeitura chamada de “Vacinômetro“, nela a população pode acompanhar como está sendo realizada a vacinação no município.

O sistema foi criado pela empresa que presta serviços para a prefeitura na área de e-gov (Governo Eletrônico), a pedido do vice-prefeito e secretário de saúde Romero Borges Bittencourt, e em sua primeira versão mostrava apenas os dados básicos como a maioria dos vacinômetros de outras cidades.

Mas recentemente por sugestão do prefeito Diego Coutinho, a empresa responsável atualizou o sistema e o vacinômetro de Estrela Dalva passou a ser em tempo real e a exibir diversos dados e pelo menos seis (6) gráficos detalhando várias informações sobre a vacinação contra a covid-19 naquela cidade.

“Sei da apreensão que a população está em relação à vacinação e quero dar a todos a certeza e a tranquilidade de que a prefeitura de Estrela Dalva, através da Secretaria de Saúde, com meu parceiro, o vice-prefeito Romero e todos os profissionais da saúde, incluindo o coordenador “Preto”, está trabalhando muito para atender a população com máximo de eficiência possível e com total transparência. Cada cidadão tem o direito de saber quando a vacina chega, quantas chegam e quantas são aplicadas e o mais importante: em quem estão sendo aplicadas. Assim o cidadão pode esperar com tranquilidade e confiança a sua vez. Por isso esse nosso desejo de fazer a informação chegar ao cidadão da forma mais ampla e mais breve possível. Que bom que estamos conseguindo!”

Diego Coutinho da Costa – Prefeito
Foto: Vice-Prefeito e Secretário de Saúde Romero Borges Bittencourt, Vereador e Enfermeiro responsável Wesley Coutinho Queiroz (Preto) e o Prefeito de Estrela Dalva, Diego Coutinho da Costa

Os dados que a Prefeitura disponibiliza são importantes para a população acompanhar em detalhes a vacinação, como por exemplo:

  • Número de doses de vacinas que Estrela Dalva recebeu
  • Número de doses de vacinas que a cidade já aplicou
  • Número de doses de vacinas estocadas no município
  • Número de pessoas que tomaram a 1ª dose da vacina
  • Número de pessoas que já tomaram a 2ª dose
  • O total de profissionais da saúde vacinados com a 1ª dose
  • Quantos profissionais da saúde já tomaram a 2ª dose
  • A quantidade de idosos que já receberam a vacina
  • Quantos destes idosos já receberam também a 2ª dose
  • Quantas pessoas com comorbidades já foram vacinadas
  • Quantas pessoas de outros grupos prioritários foram vacinadas
  • Quantas pessoas que não pertence a nenhum grupo prioritário já tomaram vacina
  • A última vez que o município recebeu vacinas
  • Quantas vacinas foram recebidas no último lote
  • Gráfico com a vacinação por Grupo Prioritário
  • Gráfico com a vacinação por Subgrupos
  • Gráfico com a vacinação por Sexo
  • Gráfico com a vacinação por Faixa Etária
  • Gráfico com a vacinação por dia de aplicação
  • Gráfico com a vacinação por tipo de vacina
  • A data e hora que estas informações foram atualizadas pela última vez
  • Outras informações resumidas e uma imagem do Vacinômetro igual a que é publicada nas redes sociais da prefeitura

Veja o Vacinômetro de Estrela Dalva:

A empresa desenvolvedora explicou que a atualização em tempo real se dá de forma automática através de um plugin para wordpress (uma espécie de aplicativo para sites que usam o sistema wordpress) que ela mesma desenvolveu e quando os responsáveis pela secretaria de saúde atualizam os dados em suas planilhas de controle, o que pode ser no momento em que uma pessoa é vacinada ou ao final do dia, quando os dados do caderno de vacina são atualizados na planilha, o sistema imediatamente atualiza estes dados no site através de uma comunicação segura e utiliza I.A. (Inteligência Artificial) para compilar os dados e apresentá-los ao público de forma responsiva, ou seja, de forma que o cidadão possa acessar de quaisquer dispositivos, sejam smartphones, computadores, smart tvs, etc. O responsável pelo desenvolvimento, Valmy Gomes, disse que está trabalhando em novas melhorias no sistema, e como há interesse (e até necessidade) de outras cidades em terem seu vacinômetro, em breve este plugin será disponibilizado gratuitamente na plataforma worpdress para que qualquer cidade que ainda não tenha, agora possa também desenvolver seu vacinômetro em tempo real.

Redação

Criado em 2003, o Portal Legalzona é um dos primeiros Portais de Notícias da Região. Foi o primeiro a ter integrações com a web 2.0 permitindo a seus usuários criarem redes sociais em suas páginas. Em 2004 o Portal Legalzona fez a primeira "live" da região e uma das primeiras do Brasil, transmitindo ao vivo o Carnaval de Itaocara naquele ano. Hoje o Portal Legalzona está na sua versão beta21 que integra vários sites de notícias da região em um único Portal e assim que relançado oficialmente contará com recursos incríveis e muita interatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo