Região

UFSJ divulga edital do Inverno Cultural e da 1ª Semana de Produção Artística de 2021

A Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) publicou edital do Inverno Cultural 2021 e da 1ª edição do evento paralelo, Semana de Produção Artística. Os dois receberão propostas de atividades artísticas durante os meses de abril e maio.

Os evento vão ser realizados em agosto, de forma virtual. Segundo a UFSJ, algumas apresentações poderão ser feitas presencialmente dependendo da situação da pandemia até a data.

Após a pandemia do coronavírus levar ao cancelamento da edição 2020 do Inverno Cultural, a 32º edição do festival será realizado entre 21 e 29 de agosto. A transmissão será pelo site.

A edição de 2021 se inspira na prática cômica ritualística do xamã do riso Hotxuá, da mitologia indígena Krahô, do norte do Tocantins. A ideia é afirmar a alegria como elemento-base da sociedade, em que o brincar e o fazer rir se constituem como práticas necessárias para o estabelecimento de equilíbrio social, harmonia, laços e resistência.

As propostas enviadas precisam ser relacionadas a cinco temáticas: Arte-Educação, Artes Cênicas, Artes Visuais, Música e Literatura. Dentro dessas, 22 modalidades se dividem.

Serão 75 propostas classificadas pelo edital. Os candidatos terão de 17 a 27 de maio para se inscreverem, enviando uma ficha de inscrição e a documentação pedida no edital para o e-mail invernocultural@ufsj.edu.br.

É obrigatório que os grupos ou pessoas inscritas tenham Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).

Propostas vindas das comunidades internas da UFSJ e do Instituo Federal de Minas Gerais (IF Sudeste MG), campus São João del Rei, poderão participar voluntariamente do 32º Inverno Cultural por meio de chamada exclusiva, que será aberta no dia 3 de maio.

Acesse aqui o edital completo e a ficha de inscrição. O resultado sai no dia 21 de julho.

1ª Semana de Produção Artística

Prevista para os dias 23 a 27 de agosto, a 1ª Semana de Produção Artística UFSJ (I Separt) terá mesas programadas para a apresentação de trabalhos e processos criativos.

As inscrições estão abertas para coordenadores de propostas aprovadas nos editais de Apoio à Criação e Circulação Artística de 2018 e 2019, respectivamente.

Os interessados têm até dia 30 de abril para preencher um formulário online.

Segundo a UFSJ, um mesmo projeto aprovado em Criação e apresentado em diferentes modalidades de Circulação deve ser inscrito apenas uma vez. É preciso informar o resumo, o link, no caso de material audiovisual e/ou imagens das atividades realizadas.

Em caso de dúvidas sobre a Separt, o contato se dará pelo e-mail editalcriacaoecirculacaoartistica@ufsj.edu.br.

VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campo das Vertentes


Fonte: G1 – Zona da Mata

Portal G1

Portal de Notícias da Globo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo