Saiba o que fazer em caso de furto de cabos da energia elétrica
Cemig está investindo em uma rede sinérgica para monitorar a integridade dos cabos
O furto de cabos de energia elétrica e de outros serviços, como telefonia e internet, tem ficado cada vez mais comum, gerando transtornos para clientes. Pensando nisso, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) elaborou uma série de recomendações para quem for vítima desse tipo de crime.
Caso seja confirmada a falta de energia, o cliente deve registrar pedido para restabelecimento na Cemig, por meio de seus canais de atendimento. Uma equipe da empresa deve ir ao local e, sendo constatado o furto de cabos em alguma parte da instalação, a energia da rede elétrica é desligada para eliminar o risco de acidentes.
“É importante esclarecer que, após o furto, a instalação interna estará sem energia, mas a rede da Cemig permanece energizada e, por essa razão e para garantir a segurança de todos, a empresa deve ser comunicada para que proceda a desconexão do padrão de entrada da instalação com a sua rede elétrica. Ou seja, em nenhuma hipótese, o cliente ou alguém indicado por ele deve se arriscar e trabalhar no padrão antes da atuação da Cemig”, informou.
Depois dos reparos e da reposição dos cabos, o cliente deve solicitar à Cemig a religação da energia. Depois disso, uma equipe da companhia vai ao local para religar a energia e normalizar o fornecimento.
Canais de atendimento
A Cemig oferece acesso aos seus serviços e informações pelos canais de atendimento Cemig Atende Web (www.cemig.com.br), aplicativo Cemig Atende (disponível para Android e IOS) e o Fale com a Cemig pelo telefone 116. Neste link, os clientes podem tirar todas as dúvidas a respeito do que fazer nos casos de furto de cabos.
Redes inteligentes
De acordo com o governo de Minas, a Cemig está investindo em uma rede sinérgica para monitorar a integridade dos cabos e sinalizar casos de rompimentos nas redes de transmissão e distribuição.
“Como esse cabeamento tem parte em fios metálicos e parte fios de fibras ópticas, em um só conjunto, isso irá dificultar a separação dos materiais pelos criminosos na tentativa de venda no mercado irregular. Isso vai inibir os furtos dos componentes da rede elétrica de distribuição de energia em locais onde a tecnologia for instalada”, afirma Carlos Nascimento, engenheiro de inovações da Cemig.
Fonte: Fonte: Jornal O Tempo