Região

Postos de atendimento para pacientes com sintomas da Covid-19 sobe de 3 para 13 em Nova Friburgo, no RJ

A Prefeitura de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, ampliou de 3 para 13 os postos de atendimento para pacientes com sintomas da Covid-19 na cidade. A ideia é desafogar a busca por atendimentos no Hospital Raul Sertã, na UPA e no posto de Saúde de Olaria, que eram as únicas unidades direcionadas para esses pacientes até então.

A alteração foi feita na última segunda-feira (4) e já está em vigor.

Agora, 10 Estratégias de Saúde da Família também atendem pessoas com sintomas do novo coronavírus, são elas: EFS de Riograndina, Amparo, Olaria II (Rua Espírito Santo), Cordoeira, Stucky, Campo do Coelho, Lumiar, Mury, São Lourenço e Varginha.

De acordo com a Prefeitura, essas unidades prestarão atendimentos das 14h às 16h, exclusivamente para pacientes com sintomas leves da Covid-19. Na parte da manhã, os atendimentos são normais para todos os demais pacientes.

Ainda segundo o governo municipal, os casos mais graves devem ser encaminhados ao Raul Sertã.

Além de ampliar o postos de atendimento, o prefeito Johnny Maycon, o vice-prefeito, Serginho e o secretário municipal de Saúde, Marcelo Murta também transferiram o local de triagem dos atendimentos aos pacientes com Covid-19 no Hospital Raul Sertã. Anteriormente, todos os pacientes que buscavam atendimento no hospital com sintomas do vírus ou não, eram atendidos no setor de emergência.

Com a mudança, a triagem para pacientes com suspeita do novo coronavírus foi transferida para o setor de ambulatório e os pacientes atendidos no ambulatório passarão a ser atendidos na Policlínica Sylvio Henrique Braune, no Suspiro. A alteração também já está em vigor.

De acordo com o secretário, Marcelo Murta, “essa mudança visa, além da ampliação da capacidade de atendimento do centro de triagem, a garantia de atendimento mais seguro e adequado à população”, afirma.

De acordo com o prefeito Johnny Maycon, em breve, haverá a criação de mais dois centros de triagem, um em Olaria e outro em Conselheiro Paulino.

“Esses centros serão montados em locais próprios da Prefeitura”, disse Johnny Maycon, acrescentando que o hospital Raul Sertã ampliará sua capacidade em mais 50 leitos de CTI adulto e mais 10 pediátricos, “solicitei esses leitos ao governo do Estado ainda durante a transição e agora eles já estão habilitados para uso”, destacou.

Covid-19 em Nova Friburgo

De acordo com o último boletim municipal, divulgado na noite desta quarta-feira (6), Nova Friburgo tem 7.350 casos confirmados, com 233 mortes causadas pela doença.

A taxa de ocupação dos leitos de UTI para pacientes com Covid-19 é de 71,4%. Já a de enfermaria chega a 48,6%.


Fonte: G1 – Região Serrana – RJ

Mais

Portal G1

Portal de Notícias da Globo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Entrar

Ou com Nome de Usuário

Esqueceu a senha?

Não tem uma conta? Cadastre-se

Esqueceu a senha?

Digite os dados da sua conta e você receberá um link para resetar sua senha.

Seu link para resetar senha está expirado ou é inválido.

Entrar

Política de Privacidade

Adicionar à Coleção

Não Há Coleções

Aqui você vai encontrar todas as coleções que você criou antes.