Região

Parque Estadual do Ibitipoca funcionará no fim de semana após incêndio no entorno; equipes monitoram a região

Em nota, o IEF também informou que o incêndio foi controlado e que não chegou a atingir o interior da Unidade de Conservação. “O trabalho de rescaldo foi finalizado nesta sexta-feira, restando apenas um foco em uma área de difícil acesso”.

Além disso, equipes monitoram a região como forma de prevenção. A área total atingida ainda não foi calculada.

Em agosto, o G1 mostrou que o parque voltou a funcionar com 100% da capacidade. Durante a pandemia de Covid-19, o local ficou com a visitação suspensa várias vezes.

“O Instituto Estadual de Florestas (IEF) informa que o incêndio no entorno do Parque Estadual do Ibitipoca, detectado na tarde desta quinta-feira (9/9), está controlado. As chamas não chegaram a atingir o interior da unidade de conservação. O trabalho de rescaldo já foi finalizado nesta sexta-feira (10/9), restando apenas um foco de incêndio em uma área de difícil acesso. Cabe ressaltar que a região em que ocorreu o incêndio registrou chuva na tarde desta-sexta-feira, fator que pode ter auxiliado na eliminação desse foco. As equipes de trabalho seguem monitorando a situação. A área total atingida ainda não foi calculada, e o Parque funcionará normalmente durante o final de semana”.

2 de 3 Incêndio atingiu entorno do Parque Estadual do Ibitipoca — Foto: PM/Divulgação

Incêndio atingiu entorno do Parque Estadual do Ibitipoca — Foto: PM/Divulgação

O início do incêndio foi registrado no entorno do Parque Estadual do Ibitipoca na quinta. De acordo com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), 4 funcionários da Unidade de Conservação, 1 brigadista e 10 voluntários foram para o local combater as chamas. Além disso, o Corpo de Bombeiros de Juiz de Fora também foi acionado para atuar na ocorrência.

  • TRABALHOS: continua combate a incêndio que atinge entorno do Parque Estadual do Ibitipoca
  • VÍDEO: incêndio atinge Parque Estadual do Ibitipoca

Na ocasião, a assessoria da Sisema informou que o incêndio foi detectado no entorno da Unidade de Conservação e que todo o trabalho de combate seria feito para evitar que o fogo não atingisse o interior do parque.

O Parque Estadual do Ibitipoca, no distrito de Conceição do Ibitipoca, conta com atrações famosas, como a Janela do Céu e o Circuito das Águas. Antes da pandemia de Covid-19, cerca de 100 mil pessoas visitavam o local anualmente.

3 de 3 Circuito Janela do Céu em Ibitipoca — Foto: IEF/Divulgação

Circuito Janela do Céu em Ibitipoca — Foto: IEF/Divulgação

VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes


Fonte: G1 – Zona da Mata

Portal G1

Portal de Notícias da Globo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo