Região

Mais de 350 pessoas foram atendidas nas UBSs de Betim durante o fim de semana

Nove unidades básicas estão abertas aos sábados e domingos para atender a população e aliviar a pressão por atendimento nas UPAs. Postos de saúde também vacinaram idosos no feriado

Cerca de 350 pessoas foram atendidas nas nove unidades básicas de saúde de Betim, na região metropolitana, durante este fim de semana. Foi a segunda vez que essas UBSs ficaram abertas para atender a população e, assim, aliviar a pressão por atendimentos nas unidades de pronto atendimento (UPAs) da cidade. São realizadas consultas de casos leves de síndrome gripais e outras demandas não urgentes. 

De sexta (2) até domingo (4), foram 352 pacientes atendidos nas unidades do Angola, Laranjeiras, Alterosas, Cachoeira, Dom Bosco, Jardim Teresópolis, Imbiruçu, Citrolândia e Guanabara. Nos próximos dois fins de semana, esses espaços continuarão abertos. 

No domingo (4), 120 atendimentos foram realizados. Desse total, foi necessária a execução de cinco soroterapias e de três transferências. Além disso, três pacientes demandaram uso de oxigênio. No sábado (3), o total foi de cem atendimentos e, na sexta-feira (2), de 132. Nesses três dias ocorreram, ao todo, dez transferências. No fim de semana anterior, as nove UBSs registraram 281 atendimentos, com 13 transferências. 

O secretário adjunto de Gestão da Saúde, Augusto Viana, ressaltou que o município, assim como todo o país, enfrenta o pior momento da pandemia de Covid-19, com aumento de casos e ocupação de leitos hospitalares.

“As unidades estão preparadas para atender sintomas leves de resfriados e também outras enfermidades. Se for necessário atendimento médico no fim de semana, pedimos que as pessoas procurem por uma dessas UBSs abertas. E reforçamos que  população contribua, cumprindo todas as medidas de biossegurança”, afirmou o secretário. 

Imunização
Seis UBSs de Betim também ficaram abertas na sexta (2) e sábado (3) para vacinar idosos com idade de 68 e 69 anos. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, foram aplicadas 1.468 doses em pessoas dessa faixa etária, conforme a ordem estabelecida pelo Ministério da Saúde.

As unidades que ficaram abertas para realizar a imunização foram as dos bairros Angola, Vila Cristina, Bueno Franco, Homero Gil, Alcides Braz e Guanabara, que são as seis maiores do município. Esse número dá uma média de 244 doses aplicadas em cada uma das UBSs.

Os idosos com mais de 68 anos que ainda não foram vacinados podem procurar sua UBS de referência com documentos pessoais. 

 

Em tempos de desinformação e pandemia, o jornal O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Continue nos apoiando. Assine O TEMPO.




Fonte: Fonte: Jornal O Tempo

Jornal O Tempo

No mercado nacional de jornais impressos desde 1996, diariamente o jornal O TEMPO apresenta Minas, o Brasil e o mundo em uma cobertura de forte compromisso No mercado nacional de jornais impressos desde 1996, diariamente o jornal O TEMPO apresenta Minas, o Brasil e o mundo em uma cobertura de forte compromisso com o interesse do leitor. O periódico é composto por editorias que percorrem os diversos fatos do cotidiano da população, além de um conjunto de cadernos voltados para segmentos como turismo, automóveis, emprego e moda. Esse canal é feito para entrar em contato com você. Conecte-se a gente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo