Região

Julho termina com frio persistente na Zona da Mata e Vertentes; mínima 1°C é esperada neste fim de semana

Temperaturas mínimas de 4,7°C foram registradas na madrugada desta sexta-feira (30) na Zona da Mata e do Campo das Vertentes.

Durante a semana, o G1 havia noticiado que as cidades passariam por anomalias climáticas; os municípios com as menores temperaturas, segundo o Inmet, foram Juiz de Fora e Barbacena.

Anomalias durante a semana

Devido a chegada de uma nova frente fria, acompanhada de uma massa de ar seco e polar, a previsão era que as temperaturas caíssem de forma drástica nas regiões.

O fenômeno foi chamado de anomalia porque no mês de julho, a média das temperaturas registradas Zona da Mata e do Campo das Vertentes é de 16°C.

Previsão para o fim de semana

Segundo a climatologista da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Cássia de Castro, as temperaturas seguem baixas no final de semana; temperaturas de 5°C são esperadas no sábado (31) em Juiz de Fora e Barbacena. Já no domingo, nestas mesmas cidades, a mínima deve ser de 7°C.

Já para as outras cidades, a especialista informou que os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), apontam que as mínimas próximas a 8°C.

“A previsão para o fim de semana são temperaturas ainda baixas. Elas só devem começar a ter um aumento a partir de terça-feira (3)”, indicou Cássia.

O portal do Climatempo aponta mínimas ainda mais baixas, de 1°C, com possibilidade de geadas nas cidades de Juiz de Fora, Barbacena e São João del Rei. A climatologista explicou que esse fenômeno é mais provável em locais mais altos e na zona rural.

Quanto à umidade relativa do ar, no período da tarde, as regiões continuam em estado de alerta, com taxas próximas a 30%.

Confira a previsão do tempo para o fim de semana

Cidades Mínima ºC Máxima ºC
Juiz de Fora 4 ºC 20 ºC
Viçosa 6 ºC 20 ºC
Muriaé 9 ºC 21 ºC
Leopoldina 6 ºC 19 ºC
Barbacena 1 ºC 20 ºC
São João del Rei 2 ºC 19 ºC

  • Sexta-feira (30): ensolarado, possibilidade de geada .Temperaturas entre 2ºC e 21ºC.
  • Sábado (31): ensolarado, possibilidade de geada. Temperaturas entre 1ºC e 20ºC.
  • Domingo (1°): parcialmente nublado. Temperaturas entre 5ºC e 21ºC.

Veja como fica a temperatura na sua cidade.

VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campo das Vertentes:


Fonte: G1 – Zona da Mata

Portal G1

Portal de Notícias da Globo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo