Região

Defesa Civil emite alerta de alto risco geológico em BH até quarta (13)

Entre as recomendações para reduzir os riscos, estão colocar calha nos telhados dos imóveis e não jogar lixo e entulhos nas encostas

Diante do grande volume de água que vêm atingindo Belo Horizonte nos últimos dias, a Defesa Civil do município emitiu, na noite deste sábado (9), um alerta de risco geológico em função do grau de saturação do solo na capital. O comunicado é válido até quarta-feira (13), e é direcionado, principalmente, aos moradores de regiões da cidade em que há maior exposição – são aqueles mais propensos a registrarem acidentes construtivos, como desabamentos de muros e deslizamentos de encostas.

O alerta emitido pelo órgão é para risco alto, segundo o diretor de Articulação Institucional e Mobilização da Defesa Civil de BH, Roger Victor. “Entre as recomendações para diminuição do risco geológico, está colocar calha nos telhados dos imóveis, consertar vazamentos em reservatórios de água, não jogar lixo e entulhos nas encostas, não despejar esgoto nos barrancos e não fazer queimadas”, alertou.

Previsão do tempo

Já conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão do tempo em Minas Gerais, para este domingo (10), é de céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas nas regiões Oeste, Sul, Sudoeste, Zona da Mata, Campo das Vertentes e Metropolitana. Nas demais regiões, o céu deve permanecer parcialmente nublado a nublado, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.

Previna-se

Moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de desastres naturais por SMS, através da plataforma 40199. O usuário de celular precisa se cadastrar para receber os alertas de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos.

Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto (SMS) com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.

“A divulgação de alertas é parte indispensável das ações preventivas e possui foco na mitigação dos riscos. A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil, por meio do Instagram, Twitter, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço ‘defesacivilbh’”, finalizou Roger Victor.

Confira o alerta da Defesa Civil de BH:

 




Fonte: Fonte: Jornal O Tempo

Mais

Jornal O Tempo

No mercado nacional de jornais impressos desde 1996, diariamente o jornal O TEMPO apresenta Minas, o Brasil e o mundo em uma cobertura de forte compromisso No mercado nacional de jornais impressos desde 1996, diariamente o jornal O TEMPO apresenta Minas, o Brasil e o mundo em uma cobertura de forte compromisso com o interesse do leitor. O periódico é composto por editorias que percorrem os diversos fatos do cotidiano da população, além de um conjunto de cadernos voltados para segmentos como turismo, automóveis, emprego e moda. Esse canal é feito para entrar em contato com você. Conecte-se a gente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Entrar

Ou com Nome de Usuário

Esqueceu a senha?

Não tem uma conta? Cadastre-se

Esqueceu a senha?

Digite os dados da sua conta e você receberá um link para resetar sua senha.

Seu link para resetar senha está expirado ou é inválido.

Entrar

Política de Privacidade

Adicionar à Coleção

Não Há Coleções

Aqui você vai encontrar todas as coleções que você criou antes.