Região

BH vai usar vacinas de quem não foi tomar a segunda dose em novos grupos

Prefeitura informou que, a partir de agora, os moradores convocados terão uma semana para procurar os postos para não perder a vez na imunização

Belo Horizonte criou regras mais rígidas para avançar com a campanha de vacinação contra a Covid e determinou prazo de sete dias para a imunização de cada grupo convocado. A partir da próxima semana, a prefeitura vai usar as doses que estavam guardadas para aqueles que não compareceram para completar o esquema vacinal em grupos de outras faixas etárias.

Os moradores de 36 e 37 anos, por exemplo, serão imunizados com os frascos até então reservados para a segunda dose de idosos e trabalhadores da saúde. Ao justificar a medida, a PBH frisou que, desde maio, tem convocado a população pendente para receber a segunda dose, mas diante da ausência, mudou a estratégia.

Com isso, os moradores que perderam as datas para a aplicação da segunda dose deverão esperar a chegada de novas remessas do Ministério da Saúde e nova convocação da prefeitura. Além disso, a mesma regra valerá para o público que ainda for convocado para tomar a segunda dose e não comparecer a um posto de vacinação no prazo máximo de uma semana.

“A prefeitura manteve, por dois meses, essas vacinas reservadas para a segunda dose. Como não houve procura, vamos utilizá-las para imunizar outros grupos etários. Existe uma população muito ansiosa para receber a dose e não é justo adiar essa imunização, com vacinas em estoque”, explica o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto.

Cronograma

Com as mudanças nas regras, a PBH já definiu o calendário vacinal até 29 de julho. Nesta semana, serão convocados os moradores que têm 39 e 38 ans. Na próxima semana serão vacinadas as pessoas de 37 e 36 anos, e também será antecipada a aplicação de segunda dose para cerca de 150 mil profissionais de saúde, com idade entre 18 e 36 anos. 

– 22 de julho, quinta-feira:  pessoas de 39 anos;
– 23 de julho, sexta-feira: pessoas de 38 anos;
– 24 de julho, sábado: segunda dose para pessoas de 52 anos;
– 26 de julho, segunda-feira: pessoas de 37 anos;
– 27 e 28 de julho, terça e quarta-feira: segunda dose para trabalhadores da saúde, com idade entre 18 e 36 anos;
– 29 de julho, quinta-feira: pessoas de 36 anos.

No momento da vacinação, as pessoas das faixas etárias anteriormente citadas precisam seguir as seguintes orientações:

– Ser cidadão residente de Belo Horizonte;
– Apresentar documento de identificação com foto;
– Não ter recebido vacina contra a Covid-19;
– Não ter recebido qualquer outra vacina nos últimos 14 dias;
– Não ter tido Covid-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias.
 
Para receber a segunda dose, os trabalhadores da Saúde devem apresentar o cartão de vacina, documento de identidade e CPF.

Pontos de vacinação

Antes de ir se imunizar, os moradores de BH devem consultar os pontos de vacinação. Isso porque cada local aplica a dose em um público-alvo específico. “Os locais são dinâmicos e passam por alterações diariamente por questões de logística para evitar aglomeração do público”.

Os locais de vacinação para cada público podem ser consultados aqui.

O horário de funcionamento, em dias úteis, dos postos fixos e extras será das 8h às 17h e os pontos de drive-thru das 8h às 16h30. Nos sábados os postos fixos e extras funcionam das 7h30 às 14h e os pontos drive-thru, das 8h às 14h.




Fonte: Fonte: Jornal O Tempo

Jornal O Tempo

No mercado nacional de jornais impressos desde 1996, diariamente o jornal O TEMPO apresenta Minas, o Brasil e o mundo em uma cobertura de forte compromisso No mercado nacional de jornais impressos desde 1996, diariamente o jornal O TEMPO apresenta Minas, o Brasil e o mundo em uma cobertura de forte compromisso com o interesse do leitor. O periódico é composto por editorias que percorrem os diversos fatos do cotidiano da população, além de um conjunto de cadernos voltados para segmentos como turismo, automóveis, emprego e moda. Esse canal é feito para entrar em contato com você. Conecte-se a gente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo