Região

Barreiras terminam, mas rodízio de CNPJ no comércio começará em Friburgo

As cinco barreiras sanitárias montadas na semana passada nos principais acessos a Nova Friburgo, por força do “superferiadão” decretado pelo governo do estado, terminaram. Mas Através na madrugada desta terça-feira, 6/4, o prefeito Johnny Maycon (Republicanos), disse que fará ajustes na bandeira roxa e implantará o rodízio de CNPJ no comércio da cidade.

Segundo ele, o município adotará a partir de 09 de abril o rodízio de CNPJ, que será regulamentado através de decreto a ser publicado. Haverá as excepcionalidades, ainda de acordo com o prefeito. O anúncio foi feito após pressão e manifestações de empresários de Nova Friburgo contra o fechamento do comércio.

Apesar do término das barreiras e do anúncio de rodízio de CNPJ no comércio, Nova Friburgo mantém o ‘toque de recolher’ nas ruas. O horário, no entanto, mudou: será das 22h às 5h da madrugada. O toque de recolher impede a presença de pessoas na rua, sob pena de abordagem policial.

Barreiras

De acordo com a Prefeitura de Nova Friburgo, as cinco barreiras sanitárias montadas nas entradas do município resultaram em 1.600 veículos impedidos de acessar o município entre 26 de março e 4 de abril. A ação foi uma das medidas previstas no decreto 938, em atendimento ao lockdown estadual do “superferiadão” de dez dias, e contou com apoio das secretarias de Ordem e Mobilidade Urbana, Guarda Civil Municipal, Defesa Civil, Secretaria de Turismo, Governo, Comunicação Social, Esportes, Cultura, Controladoria, além da Cruz Vermelha e Polícia Militar.

Superferiadão: Rodovias de acesso à Nova Friburgo têm barreiras sanitárias

Rodízio de CNPJ

“Entendemos tecnicamente que para conter o avanço da Covid-19 é necessário diminuirmos a circulação de pessoas nas ruas. Neste sentido, após horas de discussão chegamos a conclusão que a alternância de funcionamento das atividades comerciais com CNPJ pares em um dia e ímpares no outro, na bandeira roxa, nós teremos redução de circulação de pessoas nas ruas e atingiremos um ponto de equilíbrio. Desta forma, estabelecimentos que sempre estão abertos também terão que obedecer a esta regra. Com isso, não teremos mais aquele sentimento de injustiça de uma loja “A” poder abrir e a “B” não. Ao longo da semana, será publicado um Decreto atualizando o regramento de funcionamento dos segmentos econômicos que começará a valer a partir da próxima sexta-feira (09), ou seja, até quinta-feira (08) permanecerá em vigor o Decreto nº 910. Sabemos que independentemente das decisões tomadas sempre existirão aqueles que apresentarão as suas críticas e insatisfações e isso faz parte da democracia e é legítimo desde que seja feito com ordem e respeito. Temos nos empenhado ao máximo para que com responsabilidade, seriedade e transparência vençamos juntos este momento tão tenebroso” – disse o prefeito no vídeo publicado no Facebook.


Fonte: Fonte: Serra News

Serra News

O portal Serra News traz com credibilidade e dinamismo as principais notícias das cidades da região serrana e do interior do estado do Rio de Janeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo