Região

Baratas ‘invadem’ Muriaé após temporal que deixou 580 desalojados; veja vídeo

Prefeitura informou que está fazendo a limpeza das ruas invadidas pela água, mas confirmou que não tem veneno para matar os insetos

Uma infestação de baratas tomou conta de algumas regiões de Muriaé, cidade que fica na Zona da Mata mineira, após o forte temporal que atingiu a cidade nos primeiros dias deste ano. Além da invasão dos insetos, a chuva também provocou outros estragos.

De acordo com a Defesa Civil, pelo menos 580 pessoas ficaram desalojadas após terem as casas inundadas. Deste total, 58 estão desabrigadas. Áreas de risco do município estão sendo monitoradas para evitar tragédias.

Com relação às baratas, a Coordenação de Vigilância Ambiental informou que o município não possui veneno para exterminá-las. Como os insetos não transmitem doenças endêmicas, nem o governo federal nem o estadual disponibilizam inseticidas para matá-los. 

Atualmente, os municípios mineiros recebem produtos químicos para eliminar as seguintes pragas: mosquito Aedes aegypti, que causa a dengue, zika e chikungunya; rato, que provoca a leptospirose; caramujo de água doce, que transmite a esquistossomose; e o barbeiro, vetor da doença de chagas.

Para amenizar o problema dos insetos, inclusive das baratas, o executivo já começou a fazer a limpeza das ruas atingidas pela água. “Assim que a água baixar vamos fazer o trabalho de desratização. Os agentes de endemias também vão até as áreas alagadas para distribuir panfletos e orientar os moradores”, explicou o agente de endemias Willian de Oliveira.

Chuvarada

Conforme o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a região de Muriaé foi atingida por cerca de 269 milímetros de chuva em apenas quatro dias. A quantidade já superou a média esperada para todo o mês, que é de 262 mm.

As áreas mais afetadas foram as regiões do Dornelas, José Cirilo, Barra e Encoberta. Apesar dos estragos, não há relatos de mortos por causa das enchentes.




Fonte: Fonte: Jornal O Tempo

Mais

Jornal O Tempo

No mercado nacional de jornais impressos desde 1996, diariamente o jornal O TEMPO apresenta Minas, o Brasil e o mundo em uma cobertura de forte compromisso No mercado nacional de jornais impressos desde 1996, diariamente o jornal O TEMPO apresenta Minas, o Brasil e o mundo em uma cobertura de forte compromisso com o interesse do leitor. O periódico é composto por editorias que percorrem os diversos fatos do cotidiano da população, além de um conjunto de cadernos voltados para segmentos como turismo, automóveis, emprego e moda. Esse canal é feito para entrar em contato com você. Conecte-se a gente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Entrar

Ou com Nome de Usuário

Esqueceu a senha?

Não tem uma conta? Cadastre-se

Esqueceu a senha?

Digite os dados da sua conta e você receberá um link para resetar sua senha.

Seu link para resetar senha está expirado ou é inválido.

Entrar

Política de Privacidade

Adicionar à Coleção

Não Há Coleções

Aqui você vai encontrar todas as coleções que você criou antes.