NoticiasRegião

Eclipse lunar penumbral poderá ser observado nesta segunda (30) – SF Notícias

Fotos: Hindustan Times/Getty Images (capa)/ reprodução

O amanhecer desta segunda-feira (30/11) promete um espetáculo para quem se dispor a olhar para o céu. Segundo a Climatempo, a Lua vai se pôr eclipsada, um eclipse lunar penumbral, ou seja, poderá ser observado um leve decaimento do brilho da Lua. Além disso, na mesma ocasião, existe a possibilidade da observação de um cometa (com telescópio ou binóculo), de uma chuva de meteoros (a olho nu), das passagens de satélites artificiais e do planeta Vênus. O eclipse poderá ser observador de qualquer local no Brasil, desde que o céu esteja sem nuvens ou com pouca nebulosidade. “Você não precisa de nenhum equipamento especial para ver um eclipse lunar, a observação pode ser feita a olho nu. Mas, se tiver um binóculo específico para a observação astronômica poderá apreciar mais e melhor o evento” – destacam os meteorologistas da Climatempo.

O eclipse ocorrerá poucos instantes antes do amanhecer de 30 novembro. Apesar do início do eclipse ocorrer às 04h32m21s (horário de Brasília), o momento máximo do fenômeno que ocorrerá às 06h44m01s, não poderá ser contemplado por nenhum observador localizado no Brasil. Isso porque, o ocaso da Lua (pôr da Lua) ocorrerá antes de podermos contemplar o momento máximo. É aconselhado que se inicie a observação logo nos primeiros segundos do eclipse, pois o tempo de contemplação será reduzido. “Procure um horizonte oeste onde nenhum objeto possa impedir a visualização deste horizonte. Caso o observador tenha um horizonte oeste com a interferência de prédios, montanhas ou árvore a sua frente, este eclipse não poderá ser observado” – ressalta a Climatempo.

Chuva de meteoros November Orionids (NOO) e Cometa C/2020 M3 (Atlas)
De acordo com a Climatempo, a previsão é de 3 meteoros por hora e com magnitude de 2.3. Sendo assim, esses meteoros não poderão ser observados nas cidades com poluição luminosa. Para os brasileiros que estiverem numa cidade com baixa poluição luminosa, a observação a olho nu será fácil de ser realizada. Basta encontrar as populares “Três Marias” e iniciar suas observações a partir das 23 horas deste domingo (29). Já a contemplação do cometa só poderá ser realizada com o auxílio de um binóculo ou telescópio, mesmo nas cidades sem poluição luminosa.


Leia a Notícia Completa no site fonte: SF Notícias
Mais

SF Notícias

Os principais acontecimentos das regiões Norte, Noroeste e Serrana do Estado do Rio. Uma Sociedade forte precisa estar bem informada. Notícias sobre eventos, projetos e/ou programas de ação social, saúde, educação, cultura, meio ambiente, segurança, trabalho, esporte e lazer entre outras. obs.: não possuímos nenhum tipo de vínculo com quaisquer esfera governamental.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Entrar

Ou com Nome de Usuário

Esqueceu a senha?

Não tem uma conta? Cadastre-se

Esqueceu a senha?

Digite os dados da sua conta e você receberá um link para resetar sua senha.

Seu link para resetar senha está expirado ou é inválido.

Entrar

Política de Privacidade

Adicionar à Coleção

Não Há Coleções

Aqui você vai encontrar todas as coleções que você criou antes.