Wikilibras ganha nova versão para atender pessoas com deficiência

A plataforma Wikilibras ganhou uma nova versão nesta quinta-feira (10) para atender às pessoas com deficiência. A atualização vai permitir adicionar e corrigir sinais em Libras, Língua Brasileira de Sinais, de forma colaborativa para o dicionário da Suíte V – Libras.
A V – Libras é uma ferramenta que traduz automaticamente conteúdos digitais, como texto, áudio e vídeo em LIBRAS, e permite à comunidade surda compreender o conteúdo que é disponibilizado na internet. A nova versão, com 17 mil sinais, permite a criação automatizada, além de cursos de capacitação.
Um dos autores da plataforma, o professor da Universidade Federal da Paraíba, Tiago Marilan, considera importante a atualização da plataforma com a implementação de três vídeo aulas para que os usuários aprendam animação. O que, segundo ele, vai facilitar a revisão das traduções para melhorar o trabalho.
Durante a live de lançamento, nesta quinta-feira (10), a coordenadora de acessibilidade da Câmara dos Deputados, Adriana Jannuzzi, disse que a nova ferramenta vai ampliar o dicionário do V Libras. São 1.400 novos sinais que serão acrescentados e gravados para a adequação da Língua Portuguesa para Libras. O acesso será universal, sem custo para o usuário.
Fonte: Fonte: Agência Brasil