Direitos Humanos

Wikilibras ganha nova versão para atender pessoas com deficiência

A plataforma Wikilibras ganhou uma nova versão nesta quinta-feira (10) para atender às pessoas com deficiência. A atualização vai permitir adicionar e corrigir sinais em Libras, Língua Brasileira de Sinais, de forma colaborativa para o dicionário da Suíte V – Libras.

A V – Libras é uma ferramenta que traduz automaticamente conteúdos digitais, como texto, áudio e vídeo em LIBRAS, e permite à comunidade surda compreender o conteúdo que é disponibilizado na internet. A nova versão, com 17 mil sinais, permite a criação automatizada, além de cursos de capacitação.

Um dos autores da plataforma, o professor da Universidade Federal da Paraíba, Tiago Marilan, considera importante a atualização da plataforma com a implementação de três vídeo aulas para que os usuários aprendam animação. O que, segundo ele, vai facilitar a revisão das traduções para melhorar o trabalho.

Durante a live de lançamento, nesta quinta-feira (10), a coordenadora de acessibilidade da Câmara dos Deputados, Adriana Jannuzzi, disse que a nova ferramenta vai ampliar o dicionário do V Libras. São 1.400 novos sinais que serão acrescentados e gravados para a adequação da Língua Portuguesa para Libras. O acesso será universal, sem custo para o usuário.


Fonte: Fonte: Agência Brasil

Mais

Agência Brasil

Agência pública de notícias vinculada à Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Informação, cidadania, educação e cultura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Entrar

Ou com Nome de Usuário

Esqueceu a senha?

Não tem uma conta? Cadastre-se

Esqueceu a senha?

Digite os dados da sua conta e você receberá um link para resetar sua senha.

Seu link para resetar senha está expirado ou é inválido.

Entrar

Política de Privacidade

Adicionar à Coleção

Não Há Coleções

Aqui você vai encontrar todas as coleções que você criou antes.