Direitos Humanos

Servidores denunciam situação precária em unidade de internação do TO

Servidores denunciam a situação precária nas unidades do sistema socioeducativo do Tocantins, que causou a contaminação pelo coronavírus de todos os 14 adolescentes internados no Centro de Internação Provisória da Região Norte, na cidade de Santa Fé do Araguaia.
A presidente da Associação dos Servidores do Sistema Socioeducativo do Tocantins, Savya Maranhão, afirma que a unidade não oferece as condições mínimas de atendimento. Segundo ela, depois dos resultados, a unidade continuou funcionando normalmente, e os equipamentos de proteção só chegaram após a contaminação dos adolescentes.
Savya Maranhão ainda afirma que todas unidades de internação apresentam problemas estruturais, algumas até com esgoto a céu aberto. Ela denuncia a falta de materiais de limpeza e de higiene pessoal, equipamentos de proteção e profissionais de limpeza.                                                                           
A presidente da associação afirma que nas unidades não foram treinados os servidores para atuar durante a pandemia, e acrescenta que o estado não está acompanhando os trabalhadores que acabaram sendo contaminados.
A Secretaria da Cidadania e Justiça do Tocantins, responsável pelo sistema socioeducativo, respondeu, em nota, que adotou um plano de contingência para evitar a proliferação, com distribuição de equipamentos de proteção e limpeza em todas as unidades.
A nota informa ainda que foi disponibilizado em julho um curso online com orientações para o trabalho de prevenção.
Sobre os 14 adolescentes confirmados para Covid-19, a Secretaria informou que estão em isolamento, sendo monitorados pela equipe de saúde da unidade e do município, sem nenhuma ocorrência de sintomas graves ou internações.

*Com produção de Michele Moreira


Fonte: Fonte: Agência Brasil

Mais

Agência Brasil

Agência pública de notícias vinculada à Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Informação, cidadania, educação e cultura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Entrar

Ou com Nome de Usuário

Esqueceu a senha?

Não tem uma conta? Cadastre-se

Esqueceu a senha?

Digite os dados da sua conta e você receberá um link para resetar sua senha.

Seu link para resetar senha está expirado ou é inválido.

Entrar

Política de Privacidade

Adicionar à Coleção

Não Há Coleções

Aqui você vai encontrar todas as coleções que você criou antes.