Direitos Humanos

Pesquisa do IBGE mostra piora no acesso a alimentos e aumento da fome

Quase 85 milhões de brasileiros apresentaram algum grau de insegurança alimentar no biênio 2017-2018. Isso significa que, no período, mais de um terço de toda a população, estimada em 207 milhões de pessoas, manifestou incerteza ou preocupação quanto ao acesso aos alimentos. Os números fazem parte da Pesquisa de Orçamentos Familiares, divulgada nesta quinta-feira pelo IBGE.

Desde 2004, início da série histórica do levantamento, essa foi a primeira vez que houve queda nos níveis de segurança alimentar no Brasil.

Segundo o gerente da Pesquisa de Orçamentos Familiares do IBGE, André Martins, a redução está relacionada, entre outros motivos, à crise econômica pela qual passava o país. Martins detalha que, após um período de melhora, houve redução na segurança alimentar, revelada na pesquisa mais recente.

Ainda de acordo com a pesquisa, a fome voltou a crescer no Brasil, atingindo mais de 10 milhões de pessoas no biênio analisado. Ou seja, quase 5% da população vivia em domicílios com privação severa no acesso aos alimentos.

Para identificar o número de pessoas em situação de insegurança alimentar grave, caracterizada pelo consumo insuficiente de alimentos, o IBGE consultou quase 58 mil domicílios entre junho de 2017 e julho de 2018.

O levantamento revela desigualdade entre as regiões no que se refere à segurança alimentar. A situação mais grave é a do Norte, onde apenas 43% dos domicílios tinham acesso garantido a alimento.

No Nordeste, a situação era um pouco melhor, mas ainda assim não chegava à metade das residências, ficando em 49,7%. A Região Sul, por sua vez, apresentava os melhores porcentuais, com 79,3%, seguida da Sudeste e Centro-Oeste.

 

 


Fonte: Fonte: Agência Brasil

Mais

Agência Brasil

Agência pública de notícias vinculada à Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Informação, cidadania, educação e cultura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Entrar

Ou com Nome de Usuário

Esqueceu a senha?

Não tem uma conta? Cadastre-se

Esqueceu a senha?

Digite os dados da sua conta e você receberá um link para resetar sua senha.

Seu link para resetar senha está expirado ou é inválido.

Entrar

Política de Privacidade

Adicionar à Coleção

Não Há Coleções

Aqui você vai encontrar todas as coleções que você criou antes.