Mundo

Você viu? Discursos em tom golpista no 7 de setembro, recuo de Bolsonaro, confusão em Brasil x Argentina, despedida de Tiago Leifert, casamento com troca de noivo

199 anos após a Independência do Brasil, a celebração em 2021 foi marcada por atos com pautas inconstitucionais e antidemocráticas. Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro foram às ruas ignorando a pandemia de Covid e pedindo a saída de ministros do STF, o fechamento do Congresso e uma intervenção militar. Bolsonaro discursou com mais ameaças golpistas ao STF e, em especial, ao ministro Alexandre de Moraes. Após os atos de 7 de Setembro, Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, fez declaração em vídeo para criticar “arroubos antidemocráticos”.

Bolsonaro discursa como se apoiadores de atos antidemocráticos fossem o povo brasileiro

Pois bem, no dia seguinte, caminhoneiros chegaram a bloquear rodovias com as mesmas reinvindicações. A possibilidade de um caos ainda maior, com risco para desabastecimento, fez o presidente ensaiar um recuo no tom ao divulgar um áudio pedindo que caminhoneiros, seus apoiadores, liberassem as vias (ouça aqui).

O recuo mesmo veio pouco depois, com uma “declaração à nação” na qual Bolsonaro afirmou que nunca teve “intenção de agredir quaisquer dos poderes” e que agiu “no calor do momento”. Bolsonaro chegou, inclusive, a falar com Moraes por telefone, numa ligação intermediada pelo ex-presidente Michel Temer, que viajou para Brasília e agiu como uma espécie de gestor de crise (tema que foi pauta do podcast Papo de Política; ouça aqui).

Falando em Independência do Brasil… Luiz Fux, presidente do STF, mandou retirar a bandeira do Brasil Império hasteada na sede do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. O hasteamento havia sido determinado pelo presidente do TJ-MS, desembargador Carlos Eduardo Contar, que, mesmo com a decisão de Fux, não sossegou: no dia da Independência, a página da repartição em uma rede social publicou mensagem exaltando período da monarquia.

1 de 6 Publicação do TJ-MS na manhã desta terça-feira (7) exalta “promissor período de estabilidade” da monarquia — Foto: Redes Sociais/Reprodução

Publicação do TJ-MS na manhã desta terça-feira (7) exalta “promissor período de estabilidade” da monarquia — Foto: Redes Sociais/Reprodução

Na véspera do protestos antidemocráticos, Bolsonaro editou uma medida provisória que estabelece regras para uso e moderação de redes sociais e limita a remoção de conteúdos. A MP altera o Marco Civil da Internet, lei que funciona quase como uma Constituição para o uso da rede no Brasil. Nesse contexto, é importante lembrar que grandes empresas de tecnologia, como YouTube, Facebook e Twitter, têm atuado na remoção de contas – em grande parte, bolsonaristas – que disseminam fake news.

Para Ronaldo Lemos, advogado especialista em direito digital, a MP é “retrocesso” e “não tem precedente em outros países”. Assista:

Advogado comenta MP que altera Marco Civil da Internet

Advogado comenta MP que altera Marco Civil da Internet

“O que tem origem na mentira não pode ter final bom.”

As palavras acima foram ditas por Antônio Barra Torres, diretor-presidente da Anvisa, após o (não) jogo entre Brasil e Argentina pelas eliminatórias da Copa de 2022. Agentes da Polícia Federal e da Anvisa entraram no campo da Neo Química Arena, em São Paulo, para retirar 4 jogadores argentinos que descumpriram a quarentena contra a disseminação da Covid-19. Segundo a Anvisa, Emiliano Martínez, Buendía, Cristian Romero e Giovani Lo Celso, que vivem na Inglaterra, fizeram declarações sanitárias falsas no formulário ao entrar no Brasil.

E detalhe: o jogo já havia começado e estava no minuto 6. Como diz um meme por aí: “feliz deve ter ficado o Lineuzinho de ‘A Grande Família'”. É que no seriado da Globo, Marco Nanini deu vida a um rígido auditor sanitário.

Presidente da Anvisa explica por que jogo entre Brasil e Argentina foi interrompido

Presidente da Anvisa explica por que jogo entre Brasil e Argentina foi interrompido

O blog do Octavio Guedes teve acesso ao documento oficial da Anvisa sobre a confusão. Ele mostra que um membro da delegação argentina, Fernando Ariel Batista, falsificou informações dos jogadores.

Por falar em futebol… Pelé passou por uma cirurgia para remover um tumor no cólon direito. O material retirado foi encaminhado para análise que vai identificar se ele é maligno ou benigno. O Rei do Futebol, que continua internado, disse estar se “sentindo muito bem”. “Vou encarar mais essa partida com um sorriso no rosto, muito otimismo e alegria por viver cercado de amor dos meus familiares e amigos.”

Pelé anuncia que está com tumor no aparelho digestivo em rede social

Pelé anuncia que está com tumor no aparelho digestivo em rede social

“Estou forte, com a cabeça boa”, disse Caio Ribeiro ao revelar que está com câncer. O comentarista esportivo e ex-jogador de futebol foi diagnosticado com um linfoma de Hodgkin. Formado por vasos e gânglios, ele é o responsável por produzir e amadurecer as células de defesa do organismo, além de drenar e filtrar o excesso de líquido do corpo (saiba mais sobre esse tipo de câncer aqui).

VÍDEO: Caio Ribeiro revela que está fazendo tratamento contra o câncer

VÍDEO: Caio Ribeiro revela que está fazendo tratamento contra o câncer

👋 Despedida de Leifert 📺

Ele apresentou edições históricas do BBB, reformulou o formato do jornal “Globo Esporte” e até substituiu o apresentador Fausto Silva. Mas, depois de duas décadas na Globo, Tiago Leifert decidiu que é hora de se despedir.

“A ideia de parar surgiu no meio do ano passado e venho conversando com calma com a Globo desde então, esperando o momento ideal. […] Saio com a absoluta certeza de que posso me dar esse tempo e de que vou continuar sendo bem-vindo aqui a qualquer momento.”

Tiago Leifert se despede da Globo no ‘The Voice Brasil’

Tiago Leifert se despede da Globo no ‘The Voice Brasil’

Para Boninho, “esse até breve tem que ser breve” mesmo.

😭 Tatá Wernek, Iza, Ivete Sangalo… Veja mensagens de famosos após o anúncio

Ele disse sim 👨‍❤️‍💋‍👨

Era um casamento com pompas: bebida cara, salmão e camarão no cardápio, decoração fina, socialites entre os presentes e um orçamento de mais de R$ 250 mil. Mas o que fez os convidados arregalarem os olhos foi a aparição repentina do ex, o chefe de cozinha Hugo Oliveira. É que, na véspera da festança, o arquiteto Eder Meneghine rompeu com Dyl Reis, cujo nome estampava o convite. O susto foi tanto que até desmaio rolou na festa. Mas, Eder garante, foi tudo “10 vezes melhor”.

“Na verdade, não é que ele seja o grande amor da minha vida, mas eu descobri naquele momento de dificuldade que eu tinha na figura do Hugo Oliveira o maior amigo e parceiro de toda minha vida. E eu nunca dei pra ele a oportunidade que ele merecia”, disse Eder.

👀 Clique aqui para saber mais detalhes da festança

No vídeo abaixo, veja momento em que o arquiteto anunciou, no altar, a troca de noivo:

Arquiteto do Rio troca de noivo na véspera do casamento e surpreende os convidados

Arquiteto do Rio troca de noivo na véspera do casamento e surpreende os convidados

Arrastão de aviões 🛩️🛩️🛩️

O cantor Almir Sater está entre as vítimas de um, digamos, “arrastão” em um aeroporto em Aquidauana (MS). É que sua aeronave estava entre as três roubadas por um grupo de ao menos 18 criminosos, que rendeu um vigia do local e o obrigou a abastecer os veículos. Uma testemunha disse que chegou a escutar barulhos, mas achou que fosse alguma emergência médica e, por isso, não foi verificar.

2 de 6 Aeronaves levadas por bandidos em MS durante a madrugada (6) — Foto: Polícia Civil/Divulgação

Aeronaves levadas por bandidos em MS durante a madrugada (6) — Foto: Polícia Civil/Divulgação

Olha Aquidauana de novo no noticiário! A ex-BBB Fernanda Keulla quase foi atacada por um jacaré enquanto participava de um “food safary”, tipo de turismo que mistura passeios a lugares exóticos com gastronomia local, na cidade sul-mato-grossense. Apesar do susto, ela garante que está bem.

Vídeo mostra momento em que ex-BBB Fernanda Keulla é atacada por jacaré

Vídeo mostra momento em que ex-BBB Fernanda Keulla é atacada por jacaré

Após 12 anos e cinco álbuns dedicados ao gospel, Pricilla Alcantara é, agora, uma cantora pop. “Nos últimos quatro anos, eu vim conversando sobre esse assunto com meu público. Desmistificando alguns tabus que a gente da igreja sempre carregou, por conta da religião.” A paulista de 25 anos conversou com o G1 sobre essa nova fase. Dê o play:

Priscilla Alcântara fala sobre sua 'transição' da música gospel para o pop

Priscilla Alcântara fala sobre sua ‘transição’ da música gospel para o pop

‘Luz do apocalipse’ no México

Os comentários foram em tom de brincadeira, mas a realidade foi de susto. Em Acapulco, no México, durante a passagem de um terremoto, flashes de luz foram vistos no céu. Uma hipótese para explicar o fenômeno é que há atividade elétrica causada pela fricção entre rochas. Neste caso, o flash é resultado do movimento de rochas em camadas do solo, que geram cargas elétricas quando acontecem perto de falhas geológicas da Terra. Assista ao vídeo abaixo para entender:

Luzes surgem durante terremoto no México

Luzes surgem durante terremoto no México

Conhecido como dragão azul, o molusco Glaucus atlanticus surpreendeu banhistas ao, digamos, dar “as caras” em uma praia de Bertioga (SP). Tímido, o dragão azul não é muito de aparecer mesmo e só foi visto porque encalhou. Apesar de não ser venenoso, ele é capaz de soltar uma toxina que pode queimar a pele de quem tocá-lo.

'Dragão Azul' comedor de 'caravelas portuguesas' faz aparição rara em praia de SP

‘Dragão Azul’ comedor de ‘caravelas portuguesas’ faz aparição rara em praia de SP

A Câmara aprovou o texto-base do novo Código Eleitoral, que propõe uma ampla mudança nas regras para partidos e para as eleições, mas ainda faltam ser votados destaques do texto (sugestões de alteração no projeto). Depois, para virar lei, precisa ser aprovado também no Senado. As mudanças só valerão para as eleições do ano que vem se passar pelo Congresso e for sancionada até um ano antes do pleito. Clique aqui para entender 15 pontos da proposta.

Câmara aprova texto-base do novo Código Eleitoral

Câmara aprova texto-base do novo Código Eleitoral

Nessa disputa, pelo menos por ora, a rede social chinesa queridinha dos mais novos está na frente. Segundo relatório da consultoria AppAnnie, americanos e britânicos que usam o TikTok no Android passam mais tempo assistindo vídeos do aplicativo na comparação com aqueles que usam o YouTube. E ai, qual você prefere?

“Ele é meu ídolo”, disse Roberto Carlos em entrevista ao “Fantástico” em 2013. O cantor se referia ao filho Dudu Braga, publicitário, jornalista, radialista e produtor musical. Dudu, que nasceu com glaucoma e perdeu a visão aos 23 anos, morreu ao 52, vítima de câncer no peritônio, membrana que envolve a parede abdominal.

📸 Veja fotos de Dudu com a família

Relembre momento de Roberto Carlos com o filho Dudu Braga

Relembre momento de Roberto Carlos com o filho Dudu Braga

Duas décadas após o ataque terrorista ao World Trade Center, nos EUA, é comum as pessoas se lembrarem sobre o que faziam quando souberam do acontecido. Vale ressaltar: em 11 de setembro de 2001, a internet ainda engatinhava e as redes sociais não eram populares. O então presidente do país, George W. Bush, estava numa escola infantil quando foi avisado do atentado por um secretário. A imagem de Andrew Card falando no ouvido de Bush se tornou icônica.

3 de 6 Registro do momento exato em que o então presidente George W. Bush foi informado do segudno avião que atingiu o WTC — Foto: Doug Mills/AP

Registro do momento exato em que o então presidente George W. Bush foi informado do segudno avião que atingiu o WTC — Foto: Doug Mills/AP

“A América está sendo atacada. E eu estou olhando uma criança lendo. […] E eu conseguia ver o horror na cara dos jornalistas que acabavam de receber a mesma notícia”, disse Bush.

Clique aqui para ler sobre como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o diplomata Celso Lafer, os jornalistas Jorge Pontual e Sandra Cohen, e a atriz Luiza Brunet souberam dos ataques.

  • Veja imagens do ‘Marco Zero’ em Nova York antes, durante e após ataque às torres gêmeas

Assassinato do Toninho do PT

Exatamente na véspera do ataque nos EUA, o então prefeito de Campinas, Antonio da Costa Santos, conhecido como Toninho do PT, foi assassinado quando saía de um shopping. Um crime até hoje nunca esclarecido. Produzido pelo G1, o documentário “Toninho 20 anos: a verdade é demais para nós?” traz à tona documentos sob sigilo que contradizem versões oficiais e revelam a falta de estrutura da polícia para investigações. Assista:

Toninho 20 anos: a verdade é demais para nós?

Toninho 20 anos: a verdade é demais para nós?

O retorno das atividades comerciais após meses de paralisação devido à pandemia da Covid-19 veio mais forte do que o translado de mercadorias por contêineres e navios estava preparado para suprir. O resultado? Aumento no preço dos fretes e nos prazos para a exportação e importação de produtos. No infográfico abaixo, veja como tempo de espera subiu:

4 de 6 Veja o tempo de espera nos portos mais movimentados do mundo — Foto: Kayan Albertin / G1 Arte

Veja o tempo de espera nos portos mais movimentados do mundo — Foto: Kayan Albertin / G1 Arte

O nono mês do ano é dedicado à prevenção ao suicídio (e a cor que representa essa iniciativa é o amarelo). Apesar dos mitos envolvendo o tema, a prevenção tem avançado. Abaixo, veja mitos comuns sobre o suicídio:

‘Quem fala não faz’ – Não é verdade. Muitas vezes, a pessoa que diz isso não tem o intuito de “chamar a atenção”, mas apenas dar um último sinal para pedir ajuda. E aviso deve ser levado a sério.

‘Não se deve perguntar se a pessoa vai se matar’ – É importante, caso a pessoa esteja com sintomas da depressão, ter uma conversa para entender o que se passa e ajudar. Não tocar no assunto só piora a situação.

‘Só os depressivos clássicos se matam’ – Não. Existe, sim, o depressivo mais conhecido, que não consegue levantar nem da cama. Mas outras reações podem ser previsões de um comportamento suicida, como alta agressividade e nível extremo de impulsividade.

‘Quando a pessoa tenta uma vez, tenta sempre’ – A maior parte dos pacientes que levam a sério o tratamento com medicamentos e terapia não chegam a tentar se matar uma segunda vez. O importante é buscar ajuda.

Não é fácil, mas também não é impossível. Tirar nota mil na redação do Enem exige estudo, preparação, leitura e muito treino. Nesse preparo, também é importante ouvir quem conseguiu. Por isso, o G1 convidou dois jovens que conseguiram o feito para uma live no YouTube. O programa também teve participação de Marcelle Pimentel, professora de linguagens do SAS Educação. Dê o play no vídeo abaixo para assistir à gravação:

🔔 E não perca: na próxima quinta-feira, às 14 horas, a repórter Luiza Tenente estará de volta para uma nova live. Inscreva-se no canal e ative as notificações para não perder nada.

Os três meninos que desapareceram em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, foram assassinados por traficantes da favela Castelar por causa do furto de passarinhos. Essa foi a conclusão da Polícia Civil após quase nove meses de investigação. Até hoje, os corpos não foram encontrados. O secretário de Polícia Civil, Allan Turnowski, disse que o chefe do tráfico foi executado como queima de arquivo após a polícia avançar na investigação. Os autores do crime teriam pedido autorização a ele para matar quem roubou os passarinhos, mas não teriam dito que eram crianças.

Meninos desaparecidos em Belford Roxo foram mortos por traficantes

Meninos desaparecidos em Belford Roxo foram mortos por traficantes

“Tu tá satisfeito agora? O que te falta em casa? Agora tu vai sentir na tua pele. Tu vai aprender o que é sofrimento. […] Eu fico me matando de trabalhar para não te faltar nada e tu envergonha a gente desse jeito.”

As duras palavras foram ditas pela mãe de um jovem preso em flagrante com um simulacro de arma de fogo em um posto de combustíveis de Teresina (PI). A mulher, que trabalha como diarista, já teve um filho assassinado por engano.

Mãe se revolta ao ver filho preso e algemado: 'tá satisfeito agora? O que te falta em casa

Mãe se revolta ao ver filho preso e algemado: ‘tá satisfeito agora? O que te falta em casa

A inflação acumulada este ano até agosto chegou a 5,67% – a maior taxa para o mês desde 2015, segundo dados do IBGE. Alguns itens, no entanto, subiram muito acima dessa taxa. Entre eles, os combustíveis e alguns alimentos. Veja os 10 itens que mais subiram no acumulado do ano (e clique aqui para ver a lista completa):

  • Pepino: 78,51%
  • Abobrinha: 72,90%
  • Pimentão: 58,18%
  • Etanol: 40,75%
  • Revista: 34,72%
  • Gasolina: 31,09%
  • Gás veicular: 30,12%
  • Óleo diesel: 28,02%
  • Açúcar refinado: 27,11%
  • Fubá de milho: 25,05%

Saúde e aquecimento global

Cientistas de várias partes do mundo alertaram, em um editorial publicado em mais de 200 revistas científicas, que o fracasso de líderes mundiais em limitar o aquecimento do planeta é “a maior ameaça à saúde global” existente hoje. Os pesquisadores listam os seguintes problemas de saúde como alguns dos que tendem a piorar com o aquecimento da Terra:

  • mortalidade relacionada ao calor entre pessoas com mais de 65 anos
  • desidratação
  • perda da função renal
  • doenças dermatológicas
  • infecções tropicais
  • resultados adversos para a saúde mental
  • complicações na gravidez
  • alergias
  • morbidade e mortalidade cardiovascular e pulmonar

Complicações após cirurgia

Josy Oliveira, que participou do BBB 9, morreu aos 43 anos após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) durante uma cirurgia para tratar de um aneurisma diagnosticado no final de 2020.

Ex-BBB 9, Josy Oliveira morre aos 43 anos em São Paulo

Ex-BBB 9, Josy Oliveira morre aos 43 anos em São Paulo

Formado pela PUC-Rio, com especialização no MIT, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos, o cientista de dados Raoni Lázaro Barbosa conquistou um emprego dos sonhos, na multinacional IBM, há cerca de um ano. No fim de agosto, sua vida virou do avesso: baseado num reconhecimento feito por foto por testemunha, prática que não é prevista em lei brasileira, Raony foi preso por engano confundido com o miliciano Raony Ferreira dos Santos, o Gago. Preso por 23 dias, Raony diz que em nenhum momento algum foi ouvido pela polícia.

“Achei que fosse um sequestro ou alguma coisa do tipo”, disse.

5 de 6 Raoni Lázaro Barbosa — Foto: Reprodução/TV Globo

Raoni Lázaro Barbosa — Foto: Reprodução/TV Globo

Bruna Quirino tinha 37 anos, 25,4 mil seguidores no Instagram e produzia conteúdos de moda e beleza. Jovem, bonita e com uma carreira promissora, foi assassinada pelo marido a facadas, em Valinhos (SP). A filho do casal também foi agredida, mas conseguiu escapar. O homem se matou após o crime.

Influenciadora digital é morta a facadas pelo marido em SP

Influenciadora digital é morta a facadas pelo marido em SP

O museu onde o fóssil do Ubirajara jubatus está depositado, na Alemanha, se negou a devolver o fóssil originado da Bacia do Araripe, no Sul do Ceará, e de onde foi contrabandeado. Quem diz isso é a Sociedade Brasileira de Paleontologia (SBP). Já um representante do museu alemão afirma que o fóssil é parte legal da coleção científica da instituição, não devendo ser devolvido ao Brasil.

6 de 6 Material fóssil do Ubirajara jubatus foi originado da Bacia do Araripe, no Sul do Ceará — Foto: Divulgação

Material fóssil do Ubirajara jubatus foi originado da Bacia do Araripe, no Sul do Ceará — Foto: Divulgação

Diagnostica com Covid, a cantora Marília Mendonça está tranquila quanto ao seu processo de recuperação. E inclusive reforçou a importância da vacina, já que está sentido sintomas leves. “Graças a Deus, já tinha tomado a primeira dose e eu tenho certeza absoluta que isso influenciou muito pra meu caso passar praticamente despercebido.”

Marília Mendonça testa positivo para Covid-19 e fala sobre importância de vacinação

Marília Mendonça testa positivo para Covid-19 e fala sobre importância de vacinação

Paulo César Gabrir, suspeito de financiar o mega-assalto em Araçatuba (SP) no fim de agosto, tem passagens pela polícia por tráfico de drogas e homicídio em Sorocaba (SP). Inclusive, segundo a polícia, ele participou do assassinato de um policial militar em 2014. O homem chegou a ser preso após dizer, informalmente, que a logística do ataque a bancos custou R$ 600 mil, mas foi solto pouco depois após passar por audiência de custódia. De acordo com o Tribunal de Justiça, não havia nenhum indício que o vinculasse ao caso de Araçatuba.

Terror em Araçatuba: saiba como foi o mega-assalto a agências bancárias

Terror em Araçatuba: saiba como foi o mega-assalto a agências bancárias


Fonte: G1 – Mundo

Portal G1

Portal de Notícias da Globo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo