Mundo

Navio de carga iraniano é atacado no Mar Vermelho, diz imprensa

Um navio de carga com a bandeira do Irã foi atacado no Mar Vermelho, informou a emissora de televisão Al Arabiya nesta terça-feira (6), citando fontes anônimas. A agência iraniana de notícias Tasnim disse que a embarcação teria sido atingida por uma mina naval.

Segundo as reportagens, o incidente com o navio Iran Saviz teria acontecido na costa da Eritreia. A embarcação estaria ligada à Guarda Revolucionária do Irã. O cargueiro teria apoiado diversas missões iranianas de escolta anti-pirataria a navios comerciais nos últimos anos.

  • Irã aceita participar de encontro em Viena sobre acordo nuclear

A agência Reuters não conseguiu verificar as informações divulgadas pela imprensa iraniana de maneira independente e as autoridades do país não comentaram o caso até a última atualização desta reportagem.

2 de 2 Ataque a cargueiro iraniano — Foto: G1 Mundo

Ataque a cargueiro iraniano — Foto: G1 Mundo

Autoridades dos Estados Unidos falaram, também sob condição de anonimato, que o país não participou de nenhuma operação de ataque contra uma embarcação iraniana no Mar Vermelho.

O episódio é o mais recente de uma série de ataques a navios de bandeiras israelense e iraniana desde o final de fevereiro em que os dois rivais trocaram acusações.

Esses incidentes voltaram a acontecer após a chegada de Joe Biden à Casa Branca que vem sinalizando sua intenção de retomar o acordo nuclear de 2015 entre potências globais e o Irã.

O pacto foi abandonado pelos EUA durante o governo de Donald Trump, e em resposta, o governo de Teerã passou a descumprir com partes do acordo.

Irã e EUA começaram nesta terça-feira negociações indiretas em Viena que incluíram outras potências sobre possíveis maneiras de retomar o acordo.

Tanto o Irã quanto os EUA classificaram as conversas como construtivas.

VÍDEOS mais vistos do G1


Fonte: G1 – Mundo

Portal G1

Portal de Notícias da Globo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo