Mundo

Cerca de 50 opositores são presos em Hong Kong com base na lei de segurança nacional

Cerca de 50 membros da oposição foram presos nesta quarta-feira (6) em Hong Kong, sob a lei de segurança nacional. Foi a maior operação até agora contra críticos do governo da China.

A operação teve como alvo ex-parlamentares pró-democracia, como James To, Andrew Wan e Lam Cheuk Ting, além de ativistas mais jovens. Duas delas confirmaram as prisões no Facebook: a ex-jornalista Gwyneth Ho, de 30 anos, e a vereadora Tiffany Yuen, de 27.

Pessoas próximas de Joshua Wong – uma das figuras mais conhecidas do movimento pró-democracia e que atualmente está preso – relataram em sua conta no Facebook que a casa dele foi vasculhada durante a operação.

A polícia de Hong Kong não respondeu a perguntas sobre a operação, o número de pessoas presas ou os motivos das detenções.

Já a oposição afirmou que as prisões estão relacionadas às primárias organizadas por partidos pró-democracia no ano passado.

Deputados pró-democracia anunciam renúncia em bloco em Hong Kong

Mais de 600 mil cidadãos de Hong Kong votaram nessas primárias não oficiais, que tinham o objetivo de escolher candidatos para as eleições legislativas do território, em uma assembleia em que apenas metade dos 70 assentos são eleitos pelo povo.

A campanha tentava conquistar todas os 35 assentos eleitos pelo voto popular e obter a maioria na legislatura pela primeira vez.

Autoridades de Pequim alegaram que fazer campanha por uma maioria era “subversão”, citando a nova lei de segurança, imposta em junho de 2020 em resposta às massivas e violentas manifestações de 2019.


Fonte: G1 – Mundo

Mais

Portal G1

Portal de Notícias da Globo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Entrar

Ou com Nome de Usuário

Esqueceu a senha?

Não tem uma conta? Cadastre-se

Esqueceu a senha?

Digite os dados da sua conta e você receberá um link para resetar sua senha.

Seu link para resetar senha está expirado ou é inválido.

Entrar

Política de Privacidade

Adicionar à Coleção

Não Há Coleções

Aqui você vai encontrar todas as coleções que você criou antes.